segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Sesc Tijuca - Residência com o Coletivo Pague Leve todas as sextas de agosto




Amigos, parceiros e publientes!

Convidamos a todos que puderem/quiserem a participar conosco deste grande encontro que será realizado todas as sextas de agosto no Sesc Tijuca, dentro do projeto Geriongonça, sempre às 17h.

Informações no flyer anexo, no blog do Coletivo ou no blog do projeto Geringonça ( http://projetogeringonca.blogspot.com ).

Até lá!

Cena Aberta - Ensaios Interativos - reflexões e reverberações







CENA ABERTA – Ensaios Interativos
04 a 25 de julho de 2009
Centro Coreográfico da cidade do Rio de Janeiro


Criado inicialmente pelo desejo de propor um espaço onde pudéssemos encontrar e praticar a colaboração direta com nossos parceiros, o Cena Aberta possibilitou variados questionamentos sobre a estruturação da trilogia, no sentido que finalmente sentimos a transição da questão do valor, abordada na intervenção de rua, começar a fazer sentido cenicamente, apontando um profícuo caminho para abordagem e exposição dos temas discutidos, além de também ter sido possível encontrarmos novos mecanismos para comunicação ampliada com o publiente (conceito do coletivo para designar o espectador, como público-cliente).


Avanços na pesquisa – Novos Apontamentos


Após este intenso mês de buscas e experimentações, podemos visualizar pequenas, porém importantes, novas definições na pesquisa de nossa trilogia, desde a comunicação com o publiente, passando pela estrutura e formatação da idéia de trilogia seqüencial, até a discussão da cena composta em linguagens integradas.
Publientes - Podemos visualizar que a relação entre artista-público, quando este se torna agente na cena, tende por um caminho de quebra da ‘quarta parede’ e das hierarquias cênicas de poder, questionando estes limites, e propondo uma construção coletiva e horizontal, na qual o espectador torna igualmente responsável pela composição apresentada a ele, deixando o lugar de passividade e assumindo o lugar da autonomia construtiva.
Estrutura em trilogia seqüencial – Durante este ensaio/evento nos foi possível experimentar diversos formatos de apresentação dos fragmentos nos quais viemos trabalhando ao longo do semestre, nos interessando bastante a proposta de seqüenciar estes ao longo de uma mesma apresentação, abrindo espaço ativo durante a cena para atuação dos colaboradores, que se mostraram ativos e conectados com cada uma das propostas, o que também facilitou suas intervenções.
Integração de linguagens - Pudemos experimentar na prática com os artistas e também com os publientes a funcionalidade de outras formas de comunicação através de múltiplas linguagens, ora sublinhando o tema de cada parte da trilogia, ora complementando o discurso. Este espaço foi de fundamental importância para que pudéssemos alcançar alguns pontos que sozinhos não estavam nos sendo possíveis de conceber.