Nos dois links abaixo é possível acessar os vídeos da intervenção "Pague Leve - venda de performances" . Acessem!!
Pague Leve - por Luciana Franco
http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=uA7rj1URO6g
Pague Leve na rua - por Emanuel de Jesus
http://www.youtube.com/watch?v=wV682gKsaUE
Derivando - vídeoarte por Emanuel de Jesus
http://www.youtube.com/watch?v=0wXMNfIQdVo&feature=related
quinta-feira, 16 de abril de 2009
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Fotos da intervenção "Pague Leve - venda de performances" - Mac Filé - Outubro de 2008
“Pague Leve – venda de performances” completa 1 ano de intervenções
Pague Leve – venda de performances nasceu em fevereiro de 2008, e foi realizada em circuito urbano e aberto, ofertando suas danças nas portas dos principais teatros e centros culturais; dentro de galerias de arte do Rio de Janeiro e cidades vizinhas; em ruas e praças públicas, e outros eventos informais. Como o centro da ação se dá no corpo em movimento, a partir do dialogo aberto entre publiente e vendedor, a qualquer momento em que esta relação se configurou, o trabalho aconteceu.
Ao longo deste primeiro ano do projeto, nos foi possível participar intensa e ativamente de eventos importantes (alguns já consagrados) dentro do circuito alternativo das Artes Visuais e de Performance, tais como o encontro de performances do Ateliê/Galeria Barracão Maravilha Arte Contemporânea (junho/2008), o evento de comemoração dos 10 anos do CEP 20.000, realizado no teatro Sergio Porto (agosto/2008), a convite do coletivo OPAVIVARÀ! , o evento Mac Filé (foto) com exposição de performances e intervenções, organizado pelo Coletivo Filé de Peixe no Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC (outubro/2008), e o Digital Urbano, exposição e intervenções de mídias digitais e performances realizado pelo Núcleo de Arte e Tecnologia - NAT, da escola de Artes Visuais do Parque Lage (março/2009), a convite do videomaker Emanuel de Jesus, criador do vídeo "Pague Leve na rua" ( http://www.youtube.com/watch?v=wV682gKsaUE )
Ao longo deste primeiro, o grande sucesso da performance incentivou a criação do Coletivo Pague Leve – Artistas Associados, que prepara a montagem de uma trilogia cênica para 2009, em parceria internacional com o bailarino Renan Martins (Brasil/Áustria). Sob o título "O dia em que virei um nome", esta trilogia traz um discurso crítico sobre marketing pessoal, marca, venda e valor. A pessoa passa a se tornar um ente (nome), quando recupera a relação de intimidade consigo mesmo e com o outro, resignificando as informações que são inseridas massificadamente por ações e imagens cotidianas em um novo contexto, modificando assim sua relação com os meios de comunicação (impressos, impregnados em nosso inconsciente coletivo) através de entendimentos subliminares de novos processos cognitivos.
Pesquisando o conceito proposto por Ricardo Basbaum, o Coletivo Pague Leve define sua atuação como “artistas etc”, conceito que traz a idéia de que a relação do artista com sua obra é percebida em sua totalidade (produção, criação e execução / interpretação), sempre buscando colaborações variadas para realização das etapas que lhe escapam. Desenvolvemos nossa pesquisa dentro desta configuração, onde cada artista é responsável por sua criação individual, porém associa-se aos outros para fomentar uma dinâmica aberta no entendimento e construção das obras. Iniciamos com essa busca um processo de autogestão para a auto sustentabilidade, onde as outras estruturas de criação e produção em parceria aberta e constante impulsionam os trabalhos a se inserirem no mercado.
Assinar:
Postagens (Atom)